sábado, 13 de outubro de 2007

30 ANOS DA FESTA DO POVO!!!

Foram necessários 22 anos, 8 meses e 7 dias para que a bola, relutante, beijasse caprichosamente os pés de Basílio.
Aos 38 minutos do segundo tempo, na noite de 13 de outubro de 1977, os mais de 86 mil fiéis fizeram tremer o Morumbi ao ver cair por terra o jejum de títulos com a conquista do Campeonato Paulista de 1977.
O 1 a 0 em cima da Ponte Preta, que valeu como goleada e entrou para a história do clube. Resultado sofrido, como corintiano gosta. Antes de invadir a rede, um bate-e-rebate na pequena área fez com que os torcedores segurassem a respiração por alguns bons segundos antes de soltar a voz.
Basílio, o domador da bola, lembra que os jogadores estavam tranqüilos, mas os torcedores: - Tínhamos um time experiente. Mas acabou o segundo jogo, perdemos o jogo e fomos embora de kombi. Os caras (torcedores) batiam nos vidros, no carro, quase viraram.
Eram 22 anos. Mas lá dentro estávamos tranqüilos. Sabíamos que tinha outro jogo - conta o ex-atleta.Os placares de 1 a 0 para o Corinthians e 2 a 1 para a Ponte Preta nas duas primeiras partidas forçaram a realização de um terceiro jogo. Era preciso apenas um empate para sagrar-se campeão (com prorrogação), mas o Corinthians entrou em campo disposto a buscar mais para sua torcida. A equipe lutou agressivo os 45 primeiros minutos de jogo.
Agora era mais time. E a Ponte Preta não se mostrava equilibrada como nas duas primeiras partidas das finais. Indicador disso foram as reclamações de Ruy Rei que levaram à expulsão do pontepretano, ainda aos 15 minutos da primeira etapa.Naquele Paulistão, o Corinthians jogou 48 vezes, com 30 vitórias, seis empates e 12 derrotas. Fez 72 gols e sofreu 38. O artilheiro foi Geraldão, com 23 tentos.
O último grito de campeão tinha acontecido em 1954, na conquista do Paulistão daquele ano, o título do Quarto-Centenário (da fundação da cidade de São Paulo).
Desde então, uma nova geração atravessou o faz-me-rir, a passagem de Rivellino, a invasão no Maracanã, deboches e gozações dos adversários na espera de um título. Até o 13 de outubro.

Tobias, Zé Maria, Moisés Ademir e Wladimir; Ruço e Luciano; Vaguinho, Geraldão, Basilio e
Romeu.

Há 30 anos, eles entraram para a história.
Gol: Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões vermelhos: Rui Rey e Oscar (P) e Geraldão (C)
Árbitro: Dulcidio Wanderley Boschillia Data: 13/10/1977
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Público: 86.677 p