terça-feira, 25 de março de 2008

DIRETAS JA !!!

O Conselho Deliberativo do Corinthians aprovou na noite desta segunda-feira, após uma longe reunião, dentre outros assuntos, a eleição direta para o próximo presidente do clube. No pleito, 227 conselheiros foram a favor dessa decisão, com apenas um voto contrário, um em branco e duas abstenções.
O resultado foi comemorado pela atual diretoria do clube do Parque São Jorge, encabeçada pelo atual presidente Andrés Sanchez, e pelas torcidas organizadas, que apoiavam a proposta. O substituto do atual mandatário será escolhido pelos sócios e não mais pelos conselheiros.
Alguns integrantes do órgão viam com receio a proposta, temendo pelo aumento da influência ou até mesmo pela tomada de poder por membros de alguma das organizadas.Também foi aprovada o fim da reeleição para os futuros presidentes. A ressalva fica por conta da exclusão de Sanchez dessa lista, já que cumpre um mandato 'tampão' devido à destituição da diretoria eleita no último pleito.
Conselheiros eleitos e diretoria agora possuem, de acordo com o novo estatuto, mandatos de três anos.A nova resolução impõe a proibição de conselheiros manterem relações comerciais com o Corinthians, ou ainda de exercerem funções remuneradas no clube.
Conselheiros que tiverem cargos de vice-presidência no Parque São Jorge também deixam o conselho.Nas novas eleições do Corinthians, para ser candidato a presidente, é necessário ser sócio do clube há pelo menos 11 anos e ter tido dois mandatos de conselheiro.
Também ficou definido que para que a pessoa tenha direito a voto, ele precisa estar em dia com sua obrigações com o clubes e ser sócio a pelo menos cinco anos.Dessa forma, o colégio eleitoral corintiano deve ser formado por cerca de 13 mil associados, sendo pelo menos 10 mil remidos, que precisam regularizar sua situação pelo menos três meses antes do pleito, caso queiram votar.Apesar de ser um dos pontos de maior discordância, também ficou definido a redução do conselho vitalício para 100 pessoas, mas sem destituir ninguém.
Dessa forma, só será nomeado um novo conselheiro vitalício quando o número total chegar a 99, com o tempo.Chegou a ser levantada a possibilidade de a decisão do Conselho Deliberativo precisar passar pela aprovação de uma assembléia geral de sócios, mas a hipótese foi descartada pelos cartolas pela votação ter sido tão expressiva à favor das mudanças propostas.
A reunião do Conselho divergiu das expectativas e ocorreu em clima de tranqüilidade nesta segunda-feira. As torcidas organizadas do clube do Parque São Jorge compareceram, fizeram campanha em prol das eleições diretas, e pediram a expulsão do ex-presidente Alberto Dualib e do ex-vice Nesi Curi do quadro de sócios do clube.Antes do início da reunião, um carro de som das torcidas repetia uma única frase:
"Atenção, conselheiros, diretas já! Seja transparente, vote aberto".
A bateria tocou sem parar, com palavras de ordem para a eleição direta, além dos cantos rotineiros do estádio.
Camisetas estampadas pela campanha de eleições diretas no clube foram distribuídas. Também houve a boca de urna, como ocorre nas eleições públicas.